Portugal vai ter a companhia de Croácia, Escócia e Polónia no Grupo 1 da Liga A, 2024/25. França encontrará Bélgica e Itália no Grupo 2. No grupo da morte.
Liga A
Grupo A1: Croácia, Portugal, Polónia, Escócia
Grupo A2: Itália, Bélgica, França, Israel
Grupo A3: Holanda, Hungria, Alemanha, Bósnia
Grupo A4: Espanha, Dinamarca, Suíça, Sérvia
Liga B
Grupo B1: Rep. Checa, Ucrânia, Albânia, Geórgia
Grupo B2: Inglaterra, Finlândia, Rep. da Irlanda, Grécia
Grupo B3: Áustria, Noruega, Eslovénia, Cazaquistão
Grupo B4: País de Gales, Islândia, Montenegro, Turquia
Liga C
Grupo C1: Suécia, Azerbaijão, Eslováquia, Estónia
Grupo C2: Roménia, Kosovo, Chipre, Lituânia/Gibraltar*
Grupo C3: Luxemburgo, Bulgária, Irlanda do Norte, Bielorrússia
Grupo C4: Arménia, Ilhas Faroé, Macedónia do Norte, Letónia
Liga D
Grupo D1: Lituânia/Gibraltar*, San Marino, Liechtenstein
Grupo D2: Moldávia, Malta, Andorra
*Para determinar nos play-outs 2022/23, Lituânia e Gibraltar*, a jogam em março de 2024 o vencedor do confronto fica na Liga C, o perdedor na liga D.


Regulamento: Cada seleção começa por jogar em casa e fora contras outras três seleções do seu grupo. A edição 2024/25 sofreu uma expansão, com um novo formato na fase a eliminar, jogado em março de 2025. Os vencedores dos grupos da Liga A e os segundos classificados de cada grupo disputarão uma eliminatória de quartas-de-final, em casa e fora, com os vencedores desses embates a seguirem depois para a fase final, a jogar em junho de 2025.
Os quartos classificados das Ligas A e B descem automaticamente às Ligas B e C, respetivamente. As duas seleções com pior ranking que terminem no quarto lugar dos respectivos grupos na Liga C, por seu lado, serão despromovidas à Liga D.
Os vencedores dos quatro grupos das Ligas B e C, bem como os vencedores dos dois grupos da Liga D, sobem automaticamente às Ligas A, B e C, respectivamente.
Os terceiros classificados dos grupos da Liga A e os segundos classificados da Liga B, bem como os terceiros classificados dos grupos da Liga B e os segundos classificados dos grupos da Liga C, vão disputar um play-off de promoção/despromoção a duas mãos.
Haverá ainda um play-off entre as duas seleções com melhor ranking que terminarem no quarto lugar da Liga C e as duas segundas classificadas dos grupos da Liga D.
Esta expansão da UEFA Nations League para o calendário de jogos internacionais de Março afetará apenas um número restrito de seleções, estando as restantes desde logo disponíveis para a Qualificação Europeia.

BLOG ESPORTIVO DO ELIAS JOSÉ      O blog + bem informado da Bahia
Fontes: UEFA